Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cultura gaúcha ganha espaço em solo Francês

Cassiano da Rosa foi convidado pela presidente da Sol do Sul Jaqueline Dreyer Foto: Ana Carolina Becker / Folha do Mate No ano em que a...

Cassiano da Rosa foi convidado pela presidente da Sol do Sul Jaqueline Dreyer
Foto: Ana Carolina Becker / Folha do Mate

No ano em que a Folha do Mate adota a bandeira do Ano da Cultura, esteve em visita na manhã desta sexta-feira, 20 , a presidente da Associação Sol do Sul, da cidade de Paris, na França, Jaqueline Dreyer. Na ocasião, apresentou a entidade, sem fins lucrativos, a qual fundou em 2003, para que o Rio Grande do Sul fosse promovido no Ano do Brasil na França que ocorreu em 2005. A presidente chegou até Venâncio Aires devido o convite feito a Cassiano da Rosa, chargista, para participar do Movimento Cultural Internacional.

Natural de Porto Alegre, vive há 16 anos na cidade francesa. Apreciadora da cultura gaúcha, a fundadora e presidente desenvolveu, afim de mostrar para o povo Francês, que a parte sul do Brasil, destacando o Rio Grande do Sul, não pertencia a Argentina. 'No exterior, o Sul não é tão conhecido. Eles apenas conhecem e sabem sobre o Carnaval, Capoeira, futebol. Além de conhecerem apenas os estados mais populares. Eles apenas pensam que o Sul é pertencente a Argentina e que se fala espanhol aqui', conta Jaqueline.

Em 2015 ocorre a 3ª edição do Festival do Rio Grande do Sul de Paris. Durante os dias de atividades, estão inclusas, conferências que abordam diferentes assuntos, exposição de fotos de locais do Estado, exposição de obras de artistas plásticos gaúchos e também parte da literatura, promoção de turismo, um espaço gaúcho é montado, músicas locais, MPB, danças tradicionalistas, descoberta de novos artistas e também uma caminhada farroupilha é realizada no último dia do evento, que neste ano ocorre em setembro.

Desenvolvido com o desejo de mostrar que o estado gaúcho faz parte do Brasil, e que são construídas tradições e histórias nesse solo, 'o Festival une em um único espaço, vários setores da sociedade, como, cultura, educação, questões sociais, política, econômica [economia realizada através do trabalho cooperativo]', explica.

Venâncio-airense na França

Na internet, Cassiano procurava formas para expor e expandir o trabalho que realiza como chargista. Quando encontrou a Associação Sol do Sul, enviou um e-mail, recebeu retorno e na sexta-feira, 20, já apresentava a Capital Nacional do Chimarrão para a presidente, Jaqueline. 'Achei muito interessante a ideia de promover a cultura gaúcha em Paris', afirma Cassiano.

Para Jaqueline essa é uma forma oportuna de conhecer uma nova cidade, mas também uma cultura distinta. Agora, ambos unem esforços para que Cassiano participe do Festival em Paris. Empresas ou pessoas interessadas em colaborar com a iniciativa que tem como principal objetivo promover o Rio Grande do Sul, podem entrar em contato através do e-mail soldosul@hotmail.fr ou obter mais informações no site www.soldosul.fr.


Fonte: portal Folha do Mate

Nenhum comentário