Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Luciano Maia lança CD A gaita do Rio Grande

O álbum ‘’A gaita do Rio Grande’’ é a primeira etapa de um projeto de resgate da obra de grandes Mestres do acordeom gaúcho pelo con...



O álbum ‘’A gaita do Rio Grande’’ é a primeira etapa de um projeto de resgate da obra de grandes Mestres do acordeom gaúcho pelo conceituado e premiado instrumentista e compositor Luciano Maia. Valorizando as obras do cancioneiro gaúcho, compostas a partir do instrumento símbolo do Estado, Maia pretende enaltecer a verdadeira identidade da cultura regional e trazer à contemporaneidade canções que representam a alma do Rio Grande do Sul.

O álbum com lançamento pela gravadora ACIT traz em seu repertório músicas de Albino Manique, Edson Dutra, Adelar Bertussi, Honeyde Bertussi, Luiz Carlos Borges, Beto Caetano e ainda músicas inéditas do próprio Luciano Maia, compostas especialmente para este trabalho.  Os músicos convidados para o CD foram Matheus Alves e Ricardo Arenhaldt com produção musical assinada pelo próprio Maia com mixagem de Saul Jones da Audio Laser e masterização de Carlinhos Weiss.

01. Madrugada – Vanera
02. Sentimento de Gaiteiro – Milonga
03. De Véio pra Véio – Vanerão
04. Chote Macanudo – Chote
05. Baile de Candeeiro – Rancheira
06. A Gaita do Rio Grande – Vanerão
07. Campo Aberto – Vanera
08. Talho da Tramontina – Chamarra
09. Lágrimas – Valsa
10. Canção ao mundo novo – Canção
11. Oh! De Casa / Cancioneiro das Coxilhas


Novo site de Luciano Maia

 


Acordeonista, cantor e compositor, natural de Pelotas – RS. É um dos mais respeitados músicos do sul do país. Atua também como produtor musical e arranjador e realiza intenso trabalho de pesquisa e composição da música gaúcha, remetendo o som regional do acordeom a uma linguagem contemporânea fazendo uma fusão entre o sul do Brasil e o resto do mundo.

Possui sete discos lançados, entre eles o disco instrumental “Cruzando a pampa” (2007), indicado pelo jornal Zero Hora como um dos cinco melhores discos do ano e vencedor do Prêmio Açorianos de música como melhor disco regional, e ainda “Cordeona-me” (2012), disco em parceria com o poeta Gujo Teixeira, igualmente contemplado no prêmio Açorianos como melhor disco regional.

O reconhecimento por sua atuação também veio através de importantes prêmios conquistados, entre estes, Prêmio Vitor Mateus Teixeira da Assembléia Legislativa do RS, seis prêmios açorianos como artista revelação, instrumentista e compositor regional e ainda duas indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2001 e 2010).

Neste ano de 2014, Maia apresenta o lançamento de um projeto de resgate de clássicos de grandes gaiteiros gaúchos, intitulado “A Gaita do Rio Grande”, e ainda prepara o lançamento do CD instrumental Janelas ao Sul, com participações especiais do acordeonista Bebê Kramer e do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e texto de apresentação de Toninho Ferragutti.

Luciano tem representado a música do Sul do Brasil em importantes projetos musicais no Brasil e na Europa. Recentemente apresentou-se a convite da embaixada brasileira em Londres, na Inglaterra, no projeto Memória Musical Brasileira, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Também excursionou em turnê pela Alemanha e França com o grupo instrumental Quartchêto, atuou como diretor musical do espetáculo Galpão Crioulo 30 anos da RBSTV e ainda atuou como solista do concerto Piazzolla Coreografado da Orquestra de Câmara da Fundarte.

Quando Luciano Maia sobe ao palco nos leva a um amplo universo sonoro que revela com bom gosto, toda musicalidade e regionalismo que seu talento abriga: peculiaridades que fazem dele um legítimo representante do acordeom brasileiro, naturalmente gaúcho.

Acesse www.lucianomaia.com


Fonte: Rádio Fronteira Gaúcha

Nenhum comentário