Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Documentário Eco do Sapucay

A história de um grito O município de Santa Rosa, com cerca de 60 mil habitantes no noroeste gaucho, ganha o seu primeiro longa-metragem. O ...


A história de um grito

O município de Santa Rosa, com cerca de 60 mil habitantes no noroeste gaucho, ganha o seu primeiro longa-metragem. O documentário ?Eco do Sapucay?, dirigido pelo jornalista e cineasta Anderson Farias, faz uma investigação sobre uma curiosa manifestação que ocorre, em especial, nos eventos tradicionalistas do Rio Grande do Sul e, também, é bastante comum na Argentina. Trata-se de um grito que é ouvido mais usualmente ao som do chamamé, um ritmo de origem Correntina.

O Documentário de 90 minutos de duração, em HDV, foi rodado em Santa Rosa, no Sítio Arqueológico das Ruínas Jesuíticas de São Miguel das Missões, no Parque Estadual do Turvo onde está localizado o Salto do Yucuman ? maior queda d?água longitudinal do mundo ? em Derrubadas, no rio Uruguai em Porto Mauá, em São Luiz Gonzaga, bem como na Argentina no Sítio Arqueológico de San Ignácio Meni na Província de Missiones. O filme registra depoimentos e músicas de renomes da cultura regional, como Luis Carlos Borges, Jorge Guedes, Valdomiro Maicá, Karoso Zuetta, entre outros.

O projeto ?Eco do Sapucay? foi possível graças ao espírito empreendedor de seus realizadores, já que o filme foi rodado sem auxilio de verbas de Leis de Incentivo. O diretor e produtor Anderson Farias, formado em direção de cinema pela Escola Darcy Ribeiro do Rio de Janeiro, contou com a parceria do diretor de fotografia Alexandre Bragança, da produtora executiva Renata Ferraz e do assistente de produção Denilson Levy, todos vindos do Rio de Janeiro. A eles se somaram profissionais de Santa Rosa como o assistente de direção Juca Fortes, o assistente de fotografia e montador Pladinir Mallmann e fotografo Still Antonio Morari. Todos os envolvidos participaram sem remuneração. As despesas de transporte, alimentação e hospedagem foram viabilizadas graças ao apoio da comunidade de Santa Rosa, através da permuta de empresas, bem como das Secretarias de Cultura e Turismo dos municípios de Santa Rosa, Porto Mauá, Derrubadas e São Miguel das Missões.

O ?Eco do Sapucay? vai ser exibido em uma pré-estréia para a comunidade de Santa Rosa, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, no dia 14 de setembro, às 20h. A intenção dos realizadores é inscrever o filme em festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior.

Informações adicionais: ecodosapucay.blogspot.com
Anderson Farias
LANTERNA MÁGICA FILMES
tel: (55) 9154 7963

Fonte: Mundo Gaúcho
Informações: Chasque Pampeano.

Nenhum comentário