Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Bordoneio lança CD 'gaúcho por demais'

"Acarca gaiteiro, um tranco botado, que aqui do meu lado, já tem o que eu quero. Emenda mais uma vanera marcada, de saltar os pica...


"Acarca gaiteiro, um tranco botado, que aqui do meu lado, já tem o que eu quero. Emenda mais uma vanera marcada, de saltar os pica-paus e espantar os quero-queros". Com refrões assim, carregados de letras criativas, campeiras e fandangueiras, que o grupo de Erechim Chiquito & Bordoneio está lançando um dos melhores discos de sua carreira, candidato a CD do ano. O título do álbum diz tudo: "Gaúcho por Demais". E esse "demais" não é exagero. Tanto que o grupo, que andou namorando com o sertanejo, lascou até um bugio. "Bugio Pede Morada" tem uma pegada vanerada. A composição, de Márcio Fava, vocalista, e Volnei Gomes,  faz comparativo: o ritmo está cada vez mais escasso nos bailes assim como o bicho nas matas.

Grave este nome: Fábio Quaraí, vocalista e guitarrista. É dele outras  outras três músicas que prometem rodar muito nas rádios do Rio Grande. De fazer o peão gastar a sola da bota de tanto dançar. Em "Pra Perceber que Sou Gaúcho", ele escreve: "eu fui criado meio assim amargamente, meio bicho, meio gente, de alma xucra e caborteira". A pegada fandangueira também está em "No Estilo da Fronteira" e em "Do Jeito Que Eu Gosto", que compôs em parceria com o vocalista Márcio Fava. "O que se leva desta vida é o que se vive, quem tem amigos, é rico por natureza".

E sabe como surgiu a faixa 6? Semanas atrás, recebi uma mensagem de áudio, via Whatsapp, do Zé Leandro, vocalista do Bordoneio, ex-Tchê Guri, que reforçou a pegada campeira do grupo. Ele praticamente me entrevistou, para saber como era minha relação com o meu cavalo, chamado Picumã. Expliquei, entre outras coisas, que o pingo era meu amigo, acima de tudo. Um parceiro, um refúgio. Pois, dessa conversa, surgiu a música “No Lombo do Picumã”, que compô em parceria com o Thunão Pereira e o Madruga (Os Serranos).

Não dá pra ignorar, ainda, "Cordeona do João Mico", em que Chiquito faz uma homenagem ao cunhado João Mico, pai do João Luiz Corrêa, que participa da gravação junto com o tio Gildinho. Destaque também para "Saudade Maleva", do Jorge Oliboni e Lincon Ramos. O blog faz um alerta: se estiver sentindo saudades de alguém, é grande a chance de tu te emocionares, ao ouvires esta canção.

Enfim, que disco, meus amigos! Talvez, seu maior mérito é ter onze das 15 faixas compostas pelos próprios integrantes da banda, A gente escuta uma vez, e tem vontade de ouvir mais e mais. Gauchada, sobre música não há muito o que escrever. Tem que ouvir mesmo. Gaúcho Por Demais esse álbum do Bordoneio!! A seguir, uma mostra deste trabalho histórico, lançado pela gravadora Show do Sul, que recoloca a banda entre os gigantes da música campeira e fandangueira. A gravação é exclusiva para o Repórter Farroupilha, clique aqui.


por Giovani Grizotti
Fonte: portal G1 - Repórter Farroupilha

Nenhum comentário