Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Leonel Gomes fará show no 3º Aparte da Canção

O cantor, compositor e gaiteiro de Santana do Livramento Leonel Gomez fará o show de intervalo do 3º Aparte da Canção Nativa, que acontec...

O cantor, compositor e gaiteiro de Santana do Livramento Leonel Gomez fará o show de intervalo do 3º Aparte da Canção Nativa, que acontecerá dia 2 de outubro no CTG José Bonifácio Gomes, dentro da programação da 65ª Feira Agropecuária de Cachoeira do Sul (Feapec). O evento é promovido pelo Sindicato Rural, CTG José Bonifácio Gomes e Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas (NCCN).

Para César Sena, patrão do CTG, o show de Leonel Gomez é a chave de ouro para fechar a programação do Aparte.
 
“Um artista que tem o perfil do festival: campeiro, original, com um canto que integra as pátrias gaúchas, que fala o nosso dialeto e traz a sonoridade de campo em seu timbre autêntico e na voz de sua cordeona”, enfatiza.
 
Cleiton Santos, secretário do NCCN, afirma que Leonel Gomez desfruta de uma sólida imagem junto ao público nativista. “Fiel às origens e sempre muito influenciado pelas culturas uruguaia e argentina, interpreta temas genuínos e, além de compositor e cantor de muitos sucessos, é também um instrumentista virtuoso e virá acompanhado de um grupo de músicos que figuram na elite dos festivais”, acrescenta.

Gomez, que começou a ganhar notoriedade como gaiteiro e tocando com Luiz Marenco, nos anos 90, já lançou oito Cds, participou do longa-metragem Cerro do Jarau, venceu dezenas de festivais e tem como principais parceiros musicais os poetas Rogério Ávila, Jayme Caetano Braun, Sérgio Carvalho Pereira, Gujo Teixeira, Tadeu Martins, Anomar Danúbio Vieira, Evair Gomez e Fernando Soares, entre outros. É natural de Sant'Ana do Livramento, com 30 anos de carreira.
 
Já foi indicado quatro vezes ao Troféu Açorianos de Cultura. É autor de Romance Musiqueiro, El Bocal, La Campana, Pela Cordeona do Tempo, Namoro de Corvo, Ladrão de Vaca entre outras obras.
 
ABERTURA - O espetáculo de abertura do 3º Aparte da Canção Nativa será instrumental, a cargo de Felipe Radünz, graduado em Música pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e seus convidados. Radünz é neto do idealizador do Aparte da Canção Nativa, Elêm Cavalheiro Bartmann, um dos fundadores do NCCN, é associado ao CTG José Bonifácio Gomes e de tradicional família agropecuarista, ligada ao Sindicato Rural de Cachoeira do Sul.
 
Radünz já participou de mais de uma centena de festivais como instrumentista, compositor ou fazendo shows. “Além de uma homenagem à memória do 'seu' Elêm, é uma forma que encontramos de valorizar também a composição instrumental, que raramente ganha o devido espaço. Não há música sem melodia”, resume César Sena.
 
O espetáculo instrumental terá cinco obras clássicas do folclore gauchesco e latino, de compositores gaúchos, uruguaios e argentinos, e será seguido das 12 composições concorrentes. Depois destas, Leonel Gomez faz o show e, em seguida, será anunciada a premiação.
 
INSCRIÇÕES - As inscrições para o 3º Aparte da Canção Nativa estão abertas até o próximo dia 15 de agosto. O regulamento, fichas e a inscrição automática podem ser feitos no blog www.apartedacancao.blogspot.com.br.
 
Até a última quarta-feira, 42 composições já haviam sido inscritas e recebido as respectivas confirmações. Os organizadores esperam cerca de 500 inscrições. A ajuda de custo por composição é de R$ 2 mil e a premiação será com troféus personalizados.
 
JURADOS - Mateus Neves da Fontoura, Rafael Teixeira Chiappetta, Zé Renato Daudt, Andrigo Xavier e Manuel Oribe Fernández Alves (Negro Manolo).


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário