Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Na visão da Ordem dos Cavaleiros do RS, Caxias foi mais importante do que Bento

Bento Gonçalves Nosso blog recebeu o comunicado abaixo, assinado pelo leitor Adari Francisco Ecker, inconformado com as proposições da Or...

Bento Gonçalves

Nosso blog recebeu o comunicado abaixo, assinado pelo leitor Adari Francisco Ecker, inconformado com as proposições da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul que vê na pessoa de Duque de Caxias, chefe imperial, uma figura superior ao grande comandante farrapo Bento Gonçalves. Esta posição hierárquica se traduz na comenda que a ORCAV/RS utiliza como homenagem aos cavaleiros que completam, comprovadamente, um determinado número de quilômetros no lombo dos cavalos.

Nos tempos em que eu andejava mais seguido junto com meus parceiros dos Cavaleiros da Neve, por insistência e organização de nosso saudoso patrão Ivan Machado, reculutei comprovantes e recebi a Comenda deCavaleiro Rio-grandense. Depois, parei de juntar a papelada pelo simples pensamento de que cavalgo por prazer, para desestressar e sem me preocupar com o quanto andei. Mas louvo o esforço e a determinação daqueles que buscam tais comendas.

Nota do Blog: Em relação ao que nos envia o amigo Adari Francisco Ecker, matéria pela qual agradecemos, estamos plenamente de acordo com o seu pensamento.

Se somos gaúchos, se exaltamos os feitos históricos de homens que, com menos armas, menos cavalos, menos guerreiros, mas com muito mais valentia e entusiasmo, sustentaram no braço uma guerra por quase dez anos, maior feito da nossa história, não é justo que a maior condecoração seja justo a quem apareceu no fim da peleja para por fim aos sonhos dos farrapos e utilizá-los, logo em seguida, na Guerra do Paraguai.

Nada contra a figura de Caxias, um herói nacional, mas tudo a favor do nosso maior líder de todos os tempos.

A escolha da ORCAV/RS é uma proposição infeliz mas esperamos que os Conselheiros do MTG tenham um pouco mais de luz e não aprovem tal impropério.

Eis o que nos manda o leitor Adari Francisco Ecker:

Bento Gonçalves da Silva, Comandante dos Farrapos/Farroupilhas e Primeiro Presidente da República Rio-grandense não é mais o Galardão Máximo da Comenda da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul. A partir de sábado a tarde (29/11/14) foram votados pelos coordenadores de cavalgadas presentes no II Encontro em Passo Fundo/RS, que elegeram que após a Comenda Bento Gonçalves mais duas serão acrescidas. A Comenda Lanceiros Negros e a Comenda máxima será a do Patrono do Exército Brasileiro, o Imperial Duque de Caxias. Me parece que Bento Gonçalves não poderia ser preterido, mas ao que tudo indica, há muitos imperiais nas fileiras republicanas. Bento agora é subalterno nas hierarquia de concessão de Comendas da ORCAV/RS. Logo Bento Gonçalves da Silva, que fez os últimos sacrifícios na Guerra dos Farrapos e morreu doente e pobre. Eu venho dizendo que os valores estão invertidos. As proposições aprovadas no 2º ENCONTRO DE COORDENADORES da ORCAV/RS AGORA passarão pelo crivo dos Conselheiros do MTG/RS, espero que ELES NÃO COMETAM ESTA INJUSTIÇA COM O GENERAL, e que não aprovem estas alterações da forma que estão.

COMENDAS DA ORCAV A PARTIR DE SÁBADO, DIA 29/11/2014, mas que serão referendadas ou não pelos Conselheiros do MTG.

Aspirante a Cavaleiro: 200 km a 2000 km
Cavaleiro Rio-Grandense: 2001 a 3500 km
Cavaleiro Souza Neto: 3501 a 5000 km
Cavaleiro Bento Gonçalves: 5001 a 7000 km
Cavaleiro Lanceiro Negro: 7001 a 10.000
Cavaleiro Duque de Caxias: + de 10.000

O General Bento Gonçalves da Silva, no meu entendimento, e defendi esta tese, deveria ser o Galardão máximo nas condecorações dos Cavaleiros por tudo o que representou. Sem ele não teria ocorrido a Revolução Farroupilha, sem ele não teríamos tanto orgulho de sermos gaúchos. Ainda é tempo de uma revisão deste episódio que coloca Bento Gonçalves, o Gaúcho Continentino, o maior CAVALEIRO QUE O RIO GRANDE DO SUL JÁ PRODUZIU, NUMA POSIÇÃO SUBALTERNA.

POR FAVOR, FIQUE A VONTADE PARA DIVULGAR JUNTO AOS TRADICIONALISTAS DO RIO GRANDE DO SUL.

Adari Francisco Ecker


Fonte: Jornal Floripa

Nenhum comentário