Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Senar-RS seleciona técnicos para programa no Bioma Pampa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) publicou, nesta terça -feira (26), a lista de técnicos aprovado...


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) publicou, nesta terça -feira (26), a lista de técnicos aprovados na primeira fase de seleção do Projeto Pecuária e Uso Sustentável do Bioma Pampa. O programa, que deve beneficiar 150 pecuaristas do Estado, dará início à etapa de assistência técnica ainda no segundo semestre deste ano.

Apoiada pelo Fundo Brasileiro para Apoio à Biodiversidade (Funbio), com recursos do Banco Mundial, a iniciativa envolve investimentos de R$ 16 milhões, incluindo as contrapartidas do Senar-RS, executor do programa, e dos produtores beneficiados. "Com este projeto, ampliamos a assistência técnica no campo, com os profissionais indo até as propriedades, prática que tem sido um avanço na nossa atuação", afirma o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl.

Os 40 técnicos classificados nesta fase, após análise de currículos, passarão por uma capacitação de 60 horas, a fim de estar preparados para prestar consultoria nas propriedades. Deles, 15 serão selecionados para atuar prestando assistência técnica no campo. Os demais ficarão em um cadastro reserva. "O projeto visa a melhorar os índices econômicos e ambientais da pecuária no Bioma Pampa", afirma o coordenador-geral do programa no Senar-RS, Fernando Heemann.

"O objetivo é aumentar a competitividade e a produtividade da pecuária, aliadas à conservação do ambiente", diz Antonio Aguinaga, do Senar-RS, coordenador-técnico do programa. As inscrições de proprietários interessados em receber assistência técnica e executar projetos de produção com conservação ambiental ainda não estão abertas. Serão beneficiados pecuaristas ligados a seis sindicatos rurais da região: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Rosário do Sul e São Gabriel.

O pré-requisito é possuir pelo menos 50% da propriedade com campos nativos. Os técnicos farão um diagnóstico de cada negócio, resultando em projetos a serem executados pelos produtores com recursos próprios ou via financiamento de linhas do Programa ABC. Cada propriedade será acompanhada durante dois anos e meio pelo técnico designado, com visitas mensais. Para definição dos produtores rurais que pretenderem aderir ao Programa, haverá reuniões específicas nos Sindicatos Rurais.

São parceiros nessa ação: Farsul, Banco do Brasil, Ibama e Save Brasil. Confira os técnicos classificados pelo linK: http://www.senar-rs.com.br/senar/processo-consultores


Fonte: Imprensa Senar-RS e Rádio Fronteira Gaúcha

Nenhum comentário