Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

A Maçonaria e a Tradição Gaúcha nos dias atuais

Fraternidade Gaúcha no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre Passada a Revolução Farroupilha, que teve grande influência da maçonaria...

Fraternidade Gaúcha no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

Passada a Revolução Farroupilha, que teve grande influência da maçonaria, a Ordem Maçônica, durante a Revolução Federalista (1893) e a Revolução de 1923 que visava destituir do poder o governador Borges de Medeiros, enclausurou-se nos templos vindo a fazer-se presente com grande intensidade com o surgimento do Movimento Tradicionalista na década de quarenta, com o surgimento do Grupo dos Oitos, liderados por Paixão Côrtes (embora este tenha se tornado maçom já aos setenta e tantos anos).

De lá para cá o que se vê é uma grande interação de membros da maçonaria com inclinação para o gauchismo. São inúmeros os poetas, músicos, cantores, escritores, fazendo esta miscigenação da cultura regional gaúcha com a filosofia oriunda dos Obreiros de Salomão.

Em diversas Lojas do Rio Grande do Sul existe Centros de Tradições voltados para a preservação dos costumes rio-grandenses (o maior que conheço é o da Fraternidade Terceira, de Caxias do Sul), ou mesmo galpões instalados nas dependências dos Templos, como é o caso da Fiat Lux, de Canoas. Além disto, foram fundados nas grandes Potências Maçônicas, departamentos com o intuito de pesquisar e difundir a tradição junto da irmandade. Nas Grandes Lojas do Rio Grande do Sul existe o Mala de Garupa, e no Grande Oriente do Rio Grande do Sul foi fundado o Fraternidade Gaúcha, que realiza um dos maiores festivais de poesia do Estado e que eu tive a honra de ser o segundo patrão.  

Por ocasião das comemorações farroupilhas, em setembro, dezenas de Lojas preparam uma sessão gaudéria, com ritualística apropriada, os Irmãos pilchados... coisa de arrepiar. E a maior (destas sessões) que  já vi, por incrível que pareça, foi organizada pelo Grande Oriente do Paraná, na cidade de Cascavel, onde, se o Grande Arquiteto do Universo nos permitir, retornaremos neste mês de setembro vindouro.
 
  Fraternidade Gaúcha no Desfile Farroupilha de Porto Alegre


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário