Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Parceria entre Fungab e CTG garante destaque nacional em festival

Foto: Divulgação Assessoria de Comunicação da Assessoria, Thiago Holsback A prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, por meio da F...

Foto: Divulgação Assessoria de Comunicação

da Assessoria, Thiago Holsback

A prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, por meio da Fundação Cultural (Fungab) investe em programas culturais em suas mais diversas nuances, e uma dessas matizes culturais neste vasto universo multicor que forma a identidade do povo São Gabrielense é o movimento tradicionalista gaúcho.

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG), é hoje o mais ativo movimento cultural tradicionalista de nossa cidade e também um velho parceiro de trabalho da Fungab, que através de convênios e investimentos municipais ajuda a manter viva a Chama Crioula que dá nome ao nosso CTG.

Essa parceria deu tão certo que, ao longo de muitos anos e trabalho as chamadas invernadas, grupos de dança cultural tem se destacado em todo o estado em diversos circuitos regionais de cultura gaúcha e também o grande festival Fegams, o maior festival de cultura gaúcha do estado de Mato Grosso do Sul.

É certo que com toda a dedicação e suor derramado em horas e mais horas de ensaio seriam mais que suficientes para ultrapassar as barreiras do nosso querido Mato Grosso do Sul e fazer brilhar a chama do nosso CTG em outras paragens. Recentemente o CTG Chama Crioula esteve em Santa Catarina na cidade de Pirituba participando do maior festival de tradição Gaúcha, o Fenart.

O Festival Nacional de Artes e Tradições Gaúchas (Fenart) reúne CTG′s de todo o Brasil para uma competição de danças, músicas, poesias e outras tradições gauchescas e nesta edição a Invernada Mirim do CTG Chama Crioula foi a grande campeã nacional nas danças tradicionais gaúchas, recebendo ainda a premiação de 1º lugar no quesito Coreografia de entrada de Palco e o 2º lugar no quesito Coreografia de Saída de Palco.

Esse resultado tão expressivo demonstra que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada têm dado muito certo em São Gabriel do Oeste, os peões e prendas que compõem essa invernada mirim são crianças atendidas pela Fungab através do CEMA em parceria com o CTG Chama Crioula que conta hoje com profissionais exemplares em suas áreas, um desses profissionais é o professor de danças tradicionais Soly Pereira Júnior, que além de dança, tem dedicado seu tempo com as crianças para reforçar os valores sociais de transformação de caráter, trazendo não apenas o aspecto cultural do resgate à tradição, mas acima de tudo formando cidadãos através da promoção da cultura.

O prefeito Adão Rolim, parabeniza o trabalho do CTG, reconhecendo a importância dos investimentos culturais em parcerias como esta que garante às crianças um atendimento de qualidade que além de revelar talentos na dança e música resgata as raízes de um povo que com trabalho e dedicação ajudou a fundar os pilares socioculturais de nossa pujante cidade.

Fonte: idest.com.br

Nenhum comentário