Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tributo a um de nossos maiores artistas

Ciro Simoni* A Assembleia Legislativa reconhece um dos mais expressivos talentos do Rio Grande do Sul que é Lupicínio Rodrigues, artista ga...

Ciro Simoni*

A Assembleia Legislativa reconhece um dos mais expressivos talentos do Rio Grande do Sul que é Lupicínio Rodrigues, artista gaúcho que completaria 100 anos de existência em 2014. Através de um projeto de resolução de minha autoria foi instituído o “Ano Cultural Lupicínio Rodrigues, que assinalará a passagem do centenário”.

A Semana Farroupilha no Legislativo estadual tem destacado aspectos e segmentos da cultura rio-grandense e homenageado personalidades que colaboraram para, nas diversas áreas, formar a identidade cultural gaúcha. Dentre os reconhecidos estão Noel Guarani, Erico Verissimo, Cyro Martins, Guido Mondim e Simões Lopes Neto. O Ano Cultural Lupicínio Rodrigues é um reconhecimento ao artista e a seus seguidores e reverencia o ilustre poeta e compositor nascido em Porto Alegre. A “Semana Farroupilha Lupicínio Rodrigues - 100 anos”, será realizada de 14 a 20 de setembro, com a finalidade de homenagear um dos maiores artistas e compositores gaúchos de todos os tempos, Lupicínio Rodrigues.

A abertura das atividades será no dia 15, às 17h, com a instalação da exposição aberta ao público sobre a vida e a obra de Lupicínio na Galeria dos Municípios do Palácio Farroupilha. No plenário do Memorial do Legislativo, às 19h do mesmo dia, será realizado um painel denominado de Lupicínio Rodrigues e a Identidade Cultural do Rio Grande do Sul. A programação prevê inúmeras atividades artísticas e terá também sessão solene no plenário do Legislativo. A programação seguirá até o dia 20 de setembro, quando serão encerradas as atividades da Semana Farroupilha com o adormecimento da Chama Crioula.

*Deputado estadual - PDT/RS


Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário