Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Erva-mate vira farofa em receita revisitada por chef gaúcho

    Vazio vem acompanhado de farofa de erva-mate (Foto: Divulgação) Usada para a bebida mais tradicional do Rio Grande do Sul, o chim...

 
 
Vazio vem acompanhado de farofa de erva-mate (Foto: Divulgação)

Usada para a bebida mais tradicional do Rio Grande do Sul, o chimarrão, a erva-mate vira acompanhamento em um prato revisitado pelo chef Marcelo Schambeck. O jovem usou o ingrediente clássico do estado para temperar a farofa. O prato principal, um vazio assado, é feito nos moldes dos pampas gaudérios.


Desde segunda-feira (8) o G1 mostra receitas da culinária campeira ou com ingredientes tradicionais do estado revisitados por chefs. Na segunda-feira, a dica foi um pudim de bergamota. Na terça-feira (9), foi perdiz recheada com pinhão ao molho de bergamota e aipim frito. Enquanto na quarta-feira (10), um assado de inverno com arroz de pinhão.

Em 2013, a convite das embaixadas brasileiras, Marcelo esteve na Índia e no Paquistão realizando eventos de divulgação da cultura e da gastronomia nacional. Ele levou na mala alguns bons pacotes da erva que faz sucesso no Sul.

Confira a receita abaixo:

Vazio assado com farofa de erva mate
Rendimento: seis pessoas

Ingredientes:
1 peça de vazil
5 dentes de alho
Sal grosso

Farofa:
400g de farinha de mandioca
2 cebolas grandes
1 dente de alho
150g de manteiga
50g de erva mate

Preparo:
- Aqueça o forno a 250°C. Corte o alho bem picado e esfregue na carne, finalize com sal grosso.
- Disponha em uma assadeira e leve ao forno por 40 minutos. Nos primeiros 15 minutos deixe o fogo alto, em seguida diminua para 180°C.
- Para a farofa, corte a cebola e refoque na manteiga em uma frigideira. Quando estiver dourada acrescente o alho picado e a farinha de mandioca, deixe dourar e desligue o fogo, peneire a erva mate por cima a farofa e misture.


Fonte: Espaço Semana Farroupilha - Rio Grande do Sul junto ao Portal G1

Nenhum comentário