Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cavalarianos recebem centelhas da Chama Crioula em Cruz Alta/RS

Cerimônia em Cruz Alta marcou distribuição da Chama Crioula (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV) Estão abertos os festejos farroupilhas no R...

Cerimônia em Cruz Alta marcou distribuição da Chama Crioula (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)


Estão abertos os festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul. A chama crioula, maior símbolo da tradição gaúcha, foi distribuída neste sábado (16) em Cruz Alta, na Região Noroeste. Agora, as centelhas serão levadas por cavalarianos para diferentes regiões do estado, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).

Representantes das 30 Regiões Tradicionalistas foram até Cruz Alta buscar a centelha. E sem muito demora já iniciam a viagem de volta. O aposentado João Azambuja era um dos que já preparavam o cavalo para uma longa jornada de 400 quilômetros até Porto Alegre.

"Assim como nós nos cuidamos ao botar um calçado para não ter pedra, as encilhas também não podem ter terra, porque machuca o lombo do cavalho", explicou.

A turma de Mata, no Centro do estado, também foi a Cruz Alta buscar uma centelha. Nos 11 dias de viagem a cavalo, vão dormir em um caminhão. "Chega no local, almoça e sai no outro dia cedo", conta o funcionário público Leomar Maurer.

Os dois garnisés substituem o despertador às 4h da madrugada. "O momento em que eles começam a cantar, é hora da gente levantar e começar o café, o chimarrão, cedo da manhã", diz o orientador agrícola, Vandori Reffil.

A distribuição da chama ocorreu no Parque de Exposições de Cruz Alta. Um desfile de carros temáticos contou a história do povo missioneiro. Mais de mil cavalarianos participaram da solenidade. "A Chama Crioula representa o sentimento nativista do gaúcho. Ela, de alguma forma, é a alma do gaúcho transformada em fogo. E que nós nos orgulhamos", disse o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris.

Em Porto Alegre, a Chama deve chegar no dia 24, onde parmanece até o dia 7 de setembro na sede de 1ª Região Tradicionalista. Nesse dia, se fundirá ao Fogo Simbólico da Pátria, seguindo até o Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.


Fonte: Portal Semana Farroupilha 2014 junto ao Portal G1

Nenhum comentário