Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

3ª Festival Nativista Canto de Luz - Ijuí/RS - Regulamento

Ficha de Inscrição no site: www.festivalcantodeluz.com.br FESTIVAL NATIVISTA CANTO DE LUZ – 3ª EDIÇÃO - IJUÍ - RS De 19 e 22 de novembro...


Ficha de Inscrição no site:
www.festivalcantodeluz.com.br



FESTIVAL NATIVISTA CANTO DE LUZ – 3ª EDIÇÃO - IJUÍ - RS
De 19 e 22 de novembro de 2014
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO 30 de setembro de 2014


Clique aqui e acesse o regulamento completo.


Um pouco da história do Festival Nativista Canto de Luz
 

 


Aberto à todos os estados do Brasil, inclusive os países do Mercosul, portanto, as composições poderão ser cantadas em língua espanhola, o festival liberta para além fronteiras, os costumes do gaúcho brasileiro e do gaucho argentino e uruguaio.

 O Festival Nativista Canto de Luz nasceu na ideia de compositores e músicos Ijuienses que avistavam um passado glorioso do seu município no cenário cultural da música nativista do Rio Grande Sul, quando em oito oportunidades nos anos 80 e 90, teve o sucesso e o reconhecimento da população local e regional, bem como dos músicos e compositores, quando da realização do Canto Farroupilha, festival musical de interpretação e posteriormente de composições inéditas que movimentava os artistas para o movimento cultural de cultivo aos costumes da terra através do poema e da melodia que formavam as composições da época, eternizando o nome do CTG Clube Farroupilha, um dos CTG’s mais antigos do estado do Rio Grande do Sul.

Passados quase 20 (vinte) anos da extinção daquele festival, surge o Festival Nativista Canto de Luz, nome voltado a história da energia elétrica no município de Ijuí, que possui em funcionamento até os dias atuais, a Usina Hidroelétrica “PCH da Sede”, popularmente conhecida como Usina Velha, usina está com entrada em operação no ano de 1923, responsável pelo abastecimento energético da época, aos municípios de Ijuí e Santo Ângelo. Uma história de 90 (noventa) anos que marca a história do município de Ijuí.

O Festival Nativista Canto de Luz, é uma realização da Prefeitura Municipal de Ijuí, sob coordenação e organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, da comissão executiva, nomeada pelo prefeito municipal, com o apoio das forças vivas da comunidade, entidades filiadas ao MTG, IGTF, Secretaria de Estado da Cultura, outros Órgãos municipais, estaduais e federais, e meios de comunicação social.

Aberto à todos os estados do Brasil, inclusive os países do Mercosul, portanto, as composições poderão ser cantadas em língua espanhola, o festival liberta para além fronteiras, os costumes do gaúcho brasileiro e do gaucho argentino e uruguaio.

O Canto de Luz é um festival de composições que demonstram o culto ao nativismo do Rio Grande do Sul, que mostre e enalteça a preservação dos costumes, bem como mantenha viva as tradições deste estado, tão rico culturalmente que tem na música sua maior expressão cultural, pois a mesma carrega em seus poemas a história e seus costumes e nas melodias o encanto e o amor por este chão, mantendo assim, a chama acesa para os que vem depois.

O Festival, que ocorre em quatro noites simultâneas, reserva sua primeira noite para a cultura local, onde artistas locais sobem ao palco para mostrar seus talentos e se unir a grandes nomes da música regional gaúcha, que se apresentam no palco nas duas eliminatórias da segunda e terceira noites, guardando para a quarta noite, a finalíssima do festival, onde retornam ao palco as composições que irão compor o CD e DVD e ainda concorrer aos prêmios.

Todas as noites do festival são oferecidos ao público presente, dois shows, um de abertura e um de encerramento, sendo que obrigatoriamente o show de abertura deverá ser um show local e o show de encerramento um show com artistas já reconhecidos pelo público.

Enfim, o Festival Nativista Canto de Luz, é mais uma manifestação cultual em prol da preservação dos costumes da nossa terra, dos valores que trouxemos dos nossos antecessores e das coisas boas da vida, este é mais um evento pra você, que gosta da nossa história e luta por esta bandeira, venha assistir, acompanhar o Canto de Luz, você será sempre bem-vindo.


Fonte: blog BAHstidores
 

Nenhum comentário