Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

“Na cancha reta da liberdade” e “Tocador” são as vencedoras do 30º Reponte da Canção

A premiação das composições vencedoras do 30º Reponte da Canção marcou o encerramento do festival, na noite de domingo (06). As composições...

A premiação das composições vencedoras do 30º Reponte da Canção marcou o encerramento do festival, na noite de domingo (06). As composições “Tocador”, de Santana do Livramento e Porto Alegre, na linha campeira e “Na cancha reta da liberdade”, de Osório e Tramandaí, na linha manifestação regional conquistaram o primeiro lugar e receberam o Troféu Seival.  A noite teve ainda o show de intervalo do Grupo Suvaco de Cobra. O show de Paulinho Mixaria encerrou o festival.
 
 
A composição lourenciana, classificada através do 22º Pérola Em Canto na linha campeira “Uma lua de cavalos” conquistou o Troféu Caixa Econômica Federal, entregue à composição mais popular do festival, escolhida pelo público. 
 
 
A primeira colocada na linha manifestação regional, a música afro “Na cancha reta da liberdade” é de autoria de  Carlos Hann, arranjo e melodia de Adriano e Cristian Sperandir, interpretada por Adriana Sperandir. Cristian Sperandir acompanhou no teclado, Adriano Sperandir na guitarra semiacústica, Bruno Coelho na percussão, Sandro Bonato na bateria e Diego Banega no baixo. A composição também conquistou o troféu de melhor arranjo instrumental.
 
 
A vanera “Tocador”, premiada na linha campeira, é de autoria de Evair Gomes, melodia de Juliano  Gomes, arranjo coletivo e interpretada por Marcelo Oliveira. A composição teve o acompanhamento de Evair Gomes na colher e vocal, Cristian Camargo no pandeiro e vocal, Quinto Oliveira no violão e vocal, Rodrigo Maia no contrabaixo e vocal, Juliano Gomes na cubana e vocal e Fabiano Torres na gaita botoneira.

Durante a última noite do festival também foram premiados o 2º lugar nas linhas campeira e manifestação regional, o melhor instrumentista, melhor intérprete, melhor arranjo instrumental, melhor  melodia e melhor tema litorâneo, melhor tema ambiental  e o destaque do festival, assim como a melhor poesia nas duas linhas. Os vencedores receberam troféus confeccionados pelo artesão Osmar Tomazi.

As dezesseis finalistas foram apresentadas na noite de domingo (06), no palco do Galpão Crioulo do Camping Municipal. Na linha campeira concorreram as composições “Uma lua de cavalos”, “A vidraça”, “A terra é de quem doma”, “Mouro pampa”, “Rancho de égua”, “Pachola”, “Sobre os arreios” e “Tocador”. As composições “Romance do amanhecer”, “Arapuca”, “Milonga da noite preta”, “Sonhos movidos à água e vento”, “Siempre a flor de piel”, “Tempo, olho invisível”, “Na cancha reta da liberdade” e “Cara estranha” se apresentaram na linha manifestação regional.

Na linha manifestação regional, o letrista Rômulo Chaves, de Palmeira das Missões, o intérprete Paulo Gaiger, de Pelotas, e o músico Oberdan Wasckow, de São Lourenço do Sul, selecionaram as composições. Já o corpo de jurados da linha campeira é formado pelo letrista Gujo Teixeira, de Lavras do Sul, o intérprete Leo Almeida, de Porto  Alegre, e o músico Maykel Paiva, de Dom Pedrito. As composições foram avaliadas nos quesitos letra, melodia, intérprete, palco e arranjo. Nesta edição o  festival recebeu 687 inscrições.

Através de votação popular, realizada no sábado (05), foram selecionados os jurados da 31ª edição do Reponte. Na linha manifestação regional, o letrista Pedro Munhoz, o músico Nilton Jr. da Silveira, e o intérprete Ivo Fraga foram escolhidos. Já a linha campeira será julgada pelo letrista Xiru Antunes, o músico Cristiano Vieira e o intérprete Telmo de Lima Freitas.

O cantor e compositor sertanejo Sérgio Reis, Cezar Oliveira e Rogério Melo, Suvaco de Cobra e Paulinho Mixaria se apresentaram no palco do Galpão Crioulo durante o festival. No palco da praça de alimentação, Os Serranos, Cristiano Vieira e Cristiano Quevedo se apresentaram.

O prefeito Daniel Raupp destaca o êxito da 30ª edição do Reponte da Canção, que alcançou um dos maiores públicos do festival. “Estamos celebrando esta grande festa aqui em São Lourenço, com o Reponte da Canção alcançando um dos maiores públicos dos últimos 30 anos, excelentes canções sendo apresentadas no palco, shows fantásticos. É um momento de muita sensibilidade da nossa comunidade e nossos visitantes” – afirma.

Para Raupp, o Reponte é palco de resistência deste processo de alienação cultural. “Os modismos e músicas com caráter apenas comercial acabam ganhando destaque. O Reponte é a resistência a um processo de alienação cultural. Temos lutado ao longo dos 30 anos, eu e os prefeitos que me antecederam. O Reponte é patrimônio de São Lourenço do Sul, um evento que já é do Rio Grande do Sul, do Brasil e da América Latina, o que demonstra a grandiosidade do festival e a responsabilidade que é organizá-lo” – explica.

Para o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, que está há cinco anos à frente do festival, realizar a 30ª edição do Reponte da Canção é uma grande honra, além de um grande desafio. “Hoje o festival está consolidado como o maior do gênero na nossa região e no Rio Grande do Sul. Estou extremamente feliz com o resultado, com a qualidade das músicas que sobem ao palco, com os shows que apresentamos. Nós, como lourencianos, temos que nos orgulhar deste nosso grande produto. Estou muito satisfeito, pois o Reponte além de promover a nossa economia, também fomenta o turismo” – destaca.

Confira as composições premiadas no 30º Reponte da Canção:

1º Lugar – Troféu Seival:

- Linha Campeira: “Tocador” (Santana do Livramento-RS);
- Linha Manifestação Regional: “Na cancha reta da liberdade” (Tramandaí e Osório-RS);

2º Lugar – Troféu Estância do Salso:
- Linha Campeira: “Mouro Pampa” (Piratini e Porto Alegre-RS);
- Linha Manifestação Regional: “Tempo, olho invisível” (São Lourenço do Sul e Santa Maria-RS);

Composição mais popular – Troféu Caixa Econômica Federal:
- “Uma lua de cavalos” (São Lourenço do Sul-RS)

Melhor instrumentista – Troféu Ernani Ferreira:
- Guilherme Ceron no baixo, pela composição “Arapuca”;

Melhor intérprete – Troféu César Passarinho:
- Vinicius Brum, pela composição “Tempo, olho invisível”;

Melhor poesia – Troféu Sérgio Laforet Padilha:
- Linha campeira: “Vidraça”, de autoria de Tiago Rodrigues Oliveira;
- Linha manifestação regional: “Tempo, olho invisível”, de autoria de Adão Quevedo;

Melhor arranjo instrumental – Troféu Lagoa dos Patos:
- “Na cancha reta da liberdade”, de autoria  de Cristian e Adriano Sperandir;

Melhor melodia – Troféu Noel Guarany:
- “Sonhos movidos à água e vento”, de autoria de José Roberto Correia Vieira;

Melhor tema ambiental – Troféu Chico Mendes:
- “A terra é de quem doma”;

Melhor tema litorâneo – Troféu Costa Doce:
- “Milonga da noite preta”;

Troféu Raízes – oferecido à personalidade que se destacou na trajetória do Reponte da Canção:
- Comissão artística do 30º Reponte da Canção: Arthur Martinez, Cíntia Santos, Maurício Raupp Martins, Noé Cezar da Silva, Simone Porepp e Silvestre Klering;
- Idealizadora do Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”: Vivian Moura

Troféu Origens: Programa Galpão Crioulo – oferecido pela RBSTV ao destaque do festival:
- Zulmar Benites, instrumentista e compositor;


Realização

O Reponte da Canção integra a programação do aniversário de 130 anos de emancipação política do município, assim como o festival a nível local, o 22º Pérola Em Canto. Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), e da Comissão Organizadora, o evento com o patrocínio máster do Supermercado Guanabara e ADB Alimentos. Os patrocinadores são a Sulgás, Corsan e Caixa Econômica Federal. O apoio é dos Postos Coqueiro, Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce) e Caminho Pomerano. O evento é produzido pela Tabla Produções Artísticas e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Pró-Cultura RS e Secretaria da Cultura do RS.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

Nenhum comentário