Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Proposições que transitarão pelo Congresso

Moção:  FINANCIAMENTO A PROJETOS CULTURAIS PODEM ACABAR Autor: Zulmir Sotoriva Assunto: Demonstrar preocupação com a Lei de Incentivo a Cul...

Moção:  FINANCIAMENTO A PROJETOS CULTURAIS PODEM ACABAR
Autor: Zulmir Sotoriva
Assunto: Demonstrar preocupação com a Lei de Incentivo a Cultura em nosso estado ( LIC), lei esta de nº 13490/10 Artigo 6º  letra b, onde a contrapartida dos patrocinadores era de 10% destinado  ao FAC – Fundo de Apoio a Cultura, alterado pela Lei 13924/12 para 25%,  afastando com isso os patrocinadores de eventos culturais. Isto posto encaminhamos esta moção transitada pelo Congresso Tradicionalista de Santa Maria, com o apoio unânime dos congressistas solicitando que se reveja esta alteração, para que não deixemos para trás o que há de mais importante em nosso meio que é a Cultura.

Moção:  DE RECONHECIMENTO
Autor: Olmiro Pereira Bastos
Finalidade: Reconhecer o tradicionalista João Carlos Cardoso de Lima como o criador da Identidade Tradicionalista, hoje chamado de cartão tradicionalista.


Proposta: Acendimento da Chama crioula 2013
Autor: Ivan Botelho – Coordenador da 2ªRT e Darci Garcia de Freitas – Prefeito General Camara
Finalidade: Levar par ao distrito de santo Amaro do Sul, local de grandes acontecimentos históricos o acendimento da Chama Crioula em 2013

Proposta: Acendimento da Chama crioula 2013
Autor: Lauri Almeida  – Coordenador da 8ªRT e Getulio Cerioli – Prefeito de Lagoa Vermelha
Finalidade: Levar para Lagoa Vermelha, exaltando o tropeirismo e a lagoa dos Birivas, o acendimento da Chama Crioula em 2013

Proposta: Música Tema do Congresso
Autor: José Aldomar de Castro
Finalidade:  Tema  do  60º  Congresso  Tradicionalista seja a composição  musical “Grito de Alerta”  de autoria de Salvador Ferrando Lamberty.
 

Proposta: Para avaliar  os  artigos 30, Inciso  V,  35 e  Art. 49,  do Estatuto  e os de número 118, Inciso  I, do Regulamento Geral do Movimento Tradicionalista Gaúcho  do Rio Grande do Sul.
Autor: José Aldomar de Castro
Finalidade: Que se instale um SEMINÁRIO, preferencialmente no mês de maio de 2013,  com a participação da Diretoria do MTG/RS, dos Conselheiros, Coordenadores e Conselho de Vaqueanos, para um lugar e data a  ser determinado, com ampla discussão sobre esses três itens e concluir com sugestões que contemplem para o aperfeiçoamento do MTG/RS

 Proposta: Identificação dos locais históricos do Rio Grande do Sul
Autor: Zeno Dias Chaves
Finalidade: Que o MTG proponha aos coordenadores, conselheiros, departamentos culturais, com a ajuda de historiadores, fazer uma ampla pesquisa de identificar os locais históricos do RS, devendo o trabalho ter a parceria da secretaria de estado da cultura.

 Proposta: Apoio a semana missioneira (cavalgadas)
Autor: Emiliano Limberger
Finalidade: Sugere que o MTG através de suas coordenadorias dê maior apoio a semana missioneira, visto que em duas edições anteriores foi muito pequena a participação das cavalgadas no evento.

Proposta: Tema dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul 2013
Autor: Rogério Bastos – CTG Glaucus Saraiva – Porto Alegre
Finalidade: Que o tema de 2013 seja “O RS no imaginário social”,  proposta que tenta se valer do momento que é pujante no cinema e na mídia a figura do gaúcho através da literatura. 2012 foi o ano do centenário de publicação dos Contos gauchescos, o qual gerou um filme, 2013 teremos a exibição do “tempo e o vento” pela rede globo, é o ano do centenário de publicação de lendas do sul, de João Simões Lopes Neto, e buscar através do imaginário social mostrar como se legitima o poder, a própria identidade regional, do RS, pode ter sido resultante também da produção intelectual comprometida com a unificação do que hoje nós conhecemos por cultura gaúcha. Dessa forma buscou-se no Gaúcho, elemento pertencente à cultura popular de um estado que se sente, em seu imaginário social, uma nação.

Proposta: Objetivo Anual do MTG 2013
Sugestão: ”MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista”
Autores: Aline Rigão de Vargas – Depto Cultural de Prendas e Peões da 13ª RT,
               Taynara Hella Moraes Ouriques  - 1ª Prenda da 13ªRT 2012/2013;
RESUMO: Propõe o Objetivo Anual: ”MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista”... tema este que norteará os projetos das Prendas e Peões no próximo ano com a realização de palestras e seminários sobre primeiros socorros, parcerias com unidades da área da saúde do município onde ocorrerão os eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho e das Regiões Tradicionalistas evitando o desmaio e o mal estar dos cidadãos, bem como, verificação da pressão arterial, frequência respiratória e pulsação, disponibilizar exposições sobre uma alimentação saudável para desta forma evitar doenças, formando pessoas saudáveis e com boa qualidade de vida

 Proposta – CONGRESSO TRADICIONALISTA PARA 2014
Autor – DIRETORIA DO MTG
Finalidade: - QUE em 2014, para a realização do 61º Congresso, seja realizado um grande acampamento; - QUE sejam formados grupos de avaliação, a exemplo das Comissões Temáticas da Convenção da CBTG, para analisar a áreas cultural, artística, campeira e desportiva. Avaliar ainda a atuação: dos jovens, da Ordem dos Cavaleiros; dos Avaliadores; dos Narradores; dos Patrões; dos Coordenadores; dos Conselheiros e ainda da administração do MTG, especialmente da Diretoria. QUE em aprovada a presente proposta, de imediato seja formada uma Comissão para estudar e elaborar um Regulamento Especial para o funcionamento do Congresso e que este regramento, na medida do possível, se harmonize com o Regulamento Geral do MTG. Este Regulamento Especial deverá ser aprovado até o mês de julho pelo Conselho Diretor e após, promover ampla divulgação, a fim da participação dos tradicionalistas interessados nestes grupos de avaliação.QUE este funcionamento especial do Congresso, não deve prejudicar a regulamentar realização da Assembleia Eletiva, bem como as votações de sede do Congresso de 2015 e Acendimento Oficial da Chama Crioula.

Proposta: Estudo do significado e origem do termo “Gaucho”
Autor: Emiliano Limberger
Finalidade:Tese -

Fonte: Blog do MTG/RS

Nenhum comentário