Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Mucha Luz, La Negra

La Negra assim tornou-se popularmente conhecida, pelos longos e lisos cabelos negros, a grande cantora da alma latino-americana, uma da...


La Negra assim tornou-se popularmente conhecida, pelos longos e lisos cabelos negros, a grande cantora da alma latino-americana, uma das maiores vozes da América latina, refiro-me à cantora Argentina Mercedes Sosa, que, se viva, estaria completando setenta e sete anos no mês de Julho.

Mercedes nasceu em San Miguel de Tucumán, ao noroeste da Argentina, cidade onde foi assinada a declaração de independência da Argentina, em 9 de Julho de 1816, na casa de propriedade de Francisca Bazán de Laguna, que foi declarada monumento histórico Nacional em 1914.

Mercedes sempre foi patriota, afirmou inúmeras vezes que “pátria só temos uma”, foi também uma árdua defensora do Pan-Americanismo e da integração dos povos da América Latina.

De ascendência mestiça, mistura de europeus com ameríndios, francesa e dos indígenas do grupo quéchua.

Iniciou sua carreira em 1950, aos quinze anos de idade, quando venceu uma competição de canto organizada por uma emissora de rádio de sua cidade natal e ganhou um contrato para cantar por dois meses.

Em 1961 gravou seu primeiro álbum intitulado “La voz de la Zafra”, publicado em 1962 com participação ativa no festival folclórico nacional, fez com que se tornasse conhecida entre os povos indígenas de seu país.

Nos anos seguintes, Sosa interpretou um vasto repertório com diversos parceiros da latino-américa como: Charly Garcia, León Gieco, Antonio Tarragó Ros, Fito Páez e Rodolfo Mederos.

Teve também parceiros internacionais como: Caetano Veloso, Gal Costa, Milton Nascimento, Chico Buarque, Andrea Bocelli, Daniela Mercuri, Joan Baez, Pablo Milanês, Silvio Rodriguez, Nana Mouskouri, Luciano Pavarotti e Sting.

Foi uma voz importante e poderosa encantando e politizando toda uma geração, com seu grande apelo popular tornou-se sem duvidas uma das mais importantes artistas do continente.

Na década de setenta sofreu com a perseguição e a censura, com seus discos carregados de critica social, se converteram em um referencial durante o ultimo governo militar argentino.

Sosa ainda demonstrou oposição durante os governos militares de diversos países da América do Sul nas décadas de 70 e 80.

Por tudo que foi e pelo que fez que eternizou-se e será sempre louvada e cantada pelos povos da latino-américa, exemplo de amor a sua gente e a sua terra.

Gracias Mercedes pelo legado que deixaste muita luz e que sigas cantando e encantando por onde estejas...
"Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio el corazón que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano
Cuando miro el bueno tan lejos del malo
Cuando miro el fundo de tus hojos claros

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y ne ha dado e llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de todos que es mi propio canto"

(Fragmento da música Gracias a la Vida)



Fabricio Vasconcellos / Lua Cheia de Julho - Tempo Chuvoso
Do Blog Toadas da Noite Linda

Nenhum comentário