Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Batalha do Pulador - Preparativos

O Grupo Cavaleiros do Mercosul de Passo Fundo está intensificando os preparativos para a VI Encenação da Batalha do Pulador. O Comandan...


O Grupo Cavaleiros do Mercosul de Passo Fundo está intensificando os preparativos para a VI Encenação da Batalha do Pulador. O Comandante Davis Souza juntamente com seu vice Airto Timm, Carlos Menegol e Jabs Paim Bandeira formam a comissão de frente, e que juntamente com os demais membros do grupo, se desdobram em esforços para que nenhum detalhe passe despercebido.

Resgatar a memória da maior batalha campal do RS é o objetivo deste grupo de abnegados que numa forma teatral, pretende nas coxilhas de Pulador nos dias 4 e 5 de agosto, revivier este que foi o confronto entre Federalistas e Maragatos, e que deixou o maior numero de mortos e feridos em confronto campal na Revolução Federalista.

No dia 27 de junho de 1894, na localidade chamada Pulador, cerca de 4.600 homens entraram em violento combate, que perdurou por seis horas com grande número de baixas de ambas as partes, terminando com pica-paus e maragatos, já sem munição, brigando "à unha". Os historiadores divergem quanto aos números, mas a princípio eram 3.000 legalistas entre os voluntários do senador Pinheiro Machado, e soldados, contra 1.600 revolucionários federalistas. O saldo final de mortos e feridos dependendo do historiador, altera em termos de números, mas a maioria das fontes estima de 800 a 1000 mortos, destacando que não houve prisioneiros. Os sobreviventes, de ambos os lados, buscaram esconder-se em matos próximos.

A idéia do grupo Cavaleiros do Mercosul é colocar nesta encenação, 600 figurantes, entre "peleadores", integrantes da Cruz Vermelha, saqueadores e demais figurantes que encenarão mais uma vez o combate mais importante e sangrento da Revolução Federalista (1893-1895), ocorrida no hoje distrito de Pulador, entre duas facções representadas pelos maragatos ou federalistas e os pica-paus ou republicanos.

O Grupo conta com o apoio de tradicionalistas de Passo Fundo e região, imprensa, coordenadoria da Sétima RT, poder público através da prefeitura e câmara de vereadores e simpatizantes que buscam, além do resgate histórico promover o turismo de forma educativa e histórica.



Colaboração: Hilton Araldi
Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário