Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Em 2011 a FECARS homenageou Frontelmo Machado

Materia foi veiculada no Jornal Eco da Tradição de Abril de 2011. Frontelmo foi entrevistado por Renan e Diogo, peões da 1ª Região (entr...


Materia foi veiculada no Jornal Eco da Tradição de Abril de 2011. Frontelmo foi entrevistado por Renan e Diogo, peões da 1ª Região (entrevista que fez parte de um trabalho de pesquisa para ele poderem concorrer). Durante a entrevista o velho campeiro não pode esconder as lágrimas ao contar o processo todo para aprovar o regulamento campeiro. Muito estranho que ninguém tenha tido a idéia de entrevista-lo.

 Nascido em 23/11/1937 e criado até os dez anos na várzea da Pedra Segredo, tendo o vale dos rios Lanceiro e Santa Barbara, onde se localizava a fazenda de seu avô, Barnabé Leão e Maria José Machado, em Caçapava do Sul como seu lar.
 
Desde a idade de um ano passou a ser criado pelos avós, e, principalmente, por um de seus tios, Silécio Leão, que o ensinou a montar laçar e ajudar nas lidas campeiras nos rodeios ajudando na cura dos animais, pois na época existia muita bicheira em virtude da aftosa.

Sempre montado no seu petiço FAÍSCA, onde, seu tio Silécio, laçava a rês pelo pescoço e Frontelmo com seu suvéo bota nas patas da rês para derruba-la e ser feita, pelo seu tio, a cura do animal.

Fonte: Blog do Rogério Bastos

Nenhum comentário