Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

"Foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade"

O Hino Rio-Grandense tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Ant...



O Hino Rio-Grandense tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra foi oficializada como hino do estado a partir da Leinº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.

Em 1966, durante o Regime Militar a segunda estrofe foi retirada oficialmente. Na mesma oportunidade em que o Hino abaixo se tornou oficial, pelo Lei supra citada.

Trecho que foi suprimido:Que entre nós, reviva Atenas
para assombro dos tiranos
Sejamos gregos na glória
e na virtude, romanos




O Hino

Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade.

Refrão
Mostremos valor e constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo.

Refrão ...


------------------------------------------------------------------


Em meio a tantas discussões que se tem sobre o "comemorar uma guerra que perdemos", a carta de Bento Gonçalves, busca esclarecer o porquê de comemorarmos o 20 de setembro. Vejamos:

"Eis aí, meus caros conterrâneos, o verdadeiro sentido desta data. Bento Gonçalves, general do exército brasileiro , queria uma república para todos os brasileiros, e para isso contou com a ajuda de voluntários de outras partes do país que não aguentavam mais assistir as outras nações americanas proclamarem suas nações livres, independentes e democráticas. Queriam o mesmo para si, e acabaram por conseguir quatro décadas depois. República que, aliás, teve mais presidentes do Rio Grande do Sul do que de qualquer outro Estado."

Colaboração: Diego Rodrigues de Oliveira, do Facebook.


Foto: Tiago Soares, do Facebook.

Um comentário

  1. Diego Rodrigues de Oliveiraterça-feira, 20 setembro, 2011

    Algumas pessoas não enxergam o sentido progressista da luta farroupilha , tem um caráter simplório e anacrônico, pois acabam reduzindo a revolução unicamente á direção da luta pelas oligarquias rurais gaúchas desconhecendo o momento e as condições históricas em que ela se deu que praticamente inviabilizavam uma hegemonia dos setores populares essa interpretação desqualificada da REVOLUÇÂO FARROUPILHA apenas reproduz a visão preconceituosa das elites que não enxergam o povo senão como massa de manobra carente de vontade própria e incapaz de protagonizar sua própria história.

    E sim havia uma contradição entre os farroupilhas, pois tinham lideres abolicionistas e conservadores escravistas.

    Bueno pessoal o verdadeiro sentido desta data 20 de setembro e a comemoração dos “anônimos", lanceiros, vivandeiras, prostitutas e soldados, que sustentarão quase dez anos de Guerra por liberdade.

    É este o motivo do 20 de setembro, precursor da Liberdade”. E é por isso que comemoramos a Semana Farroupilha.

    ResponderExcluir