Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Os jurados da 6ª Manoca do Canto Gaúcho

  ANGELO FRANCO Missioneiro de São Luiz Gonzaga, cantor e compositor, participante ativo do movimento nativista desde a década de 80, sendo...

 ANGELO FRANCO

Missioneiro de São Luiz Gonzaga, cantor e compositor, participante ativo do movimento nativista desde a década de 80, sendo que, no inicio dos anos 90 empeçou a obter laureado destaque nos principais eventos do gênero.
Possuidor de um acervo com mais de 350 músicas gravadas, entre composições e interpretações próprias; Possui dois discos gravados: O primeiro intitulado “Coplas de um gaúcho brasileiro”, de Produtora Independente e o segundo: “EU SOU GAÚCHO”, selado pela gravadora Usa Discos, no qual expõe além da larga experiência como intérprete, a sua versatilidade na arte da composição de letras e melodias.
Ângelo Franco recentemente terminou de gravar seu terceiro disco, intitulado ‘’De onde venho’’ e também o disco Buenas e M’espalho, do projeto homônimo, que reúne quatro dos mais consagrados e premiados artistas do movimento dos festivais do sul do Brasil (Ângelo Franco, Cristiano Quevedo, Shana Muller e Érlon Péricles).
Ângelo Franco se define como um músico de raiz que mescla no novo, o que se perdeu no caminho do passado até aqui.
Além de premiações variadas nos mais destacados festivais do Sul do País e países do prata. Tais como: Coxilha Nativista (Cruz Alta/RS), Califórnia da Canção Nativa (Uruguaiana/RS), Reponte da Canção (São Lourenço do Sul/RS), Tafona da Canção (Osório / RS), Aldeia da Música do MERCOSUL (Gravataí/ RS), Minuano da Canção Nativa (Santa Maria/RS), Ronda Internacional de São Pedro (São Borja/RS),, Canto sem Fronteira (Bagé/RS), Seara da Canção (Carazinho/RS), Moenda da Canção (Santo Antonio da Patrulha/RS), Canto da Lagoa (Encantado/RS), Grito do Nativismo (Jaguari/RS), Vigília do Canto Gaúcho (Cachoeira do Sul/RS), Festival da Música Crioula(Santiago/RS), Círio Universitário Internacional (Pelotas/RS), Musicanto Internacional (Santa Rosa/RS) *Sapecada da Canção Nativa (Lages/SC) * Nevada da Canção (São Joaquim/SC) * Participação: * Festival de Cosquín – 1992 (Cosquín – Argentina) * Festival Nacional de Malambo – La Borde (Província de Córdoba – Argentina) * Festival De La Pátria Gaucha (Tacuarembo – Uruguai).
Ângelo Franco, integra o projeto Intercâmbio Cultural, promissor projeto de difusão e integração da cultura popular brasileira. Criado pelo músico mineiro, Victor Batista, o projeto foi lançado no mês de Julho de 2008, no Rio Grande do Sul, tendo Ângelo como um dos promotores do projeto, aqui no Rio Grande do Sul. Agora, o artista se prepara para turnê pelos estados integrantes do mesmo (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia e Maranhão), para divulgar a cultura regional gaúcha.

RAINERI SPOHR 

Um dos músicos mais premiados na atualidade da nossa música nativista é Raineri Spohr e a Comissão Organizadora da 6ª Manoca enaltece suas qualidade e coloca seu nome como um dos jurados de mais esta edição do festival.
Raineri Spohr ,com 29 anos de idade, é natural da cidade de Dom Pedrito e começou sua carreira musical cantando em festivais amadores desde os 13 anos.
No ano de 1996 foi ao primeiro festival inédito de sua carreira a Gauderiada da Canção Gaúcha (Rosário do Sul). Desde então Raineri é nome atuante nos grandes festivais da música nativista do RS e SC.
Cita-se os mais importantes: Ponche Verde da Canção, Martin Fierro, Aldeia da Música do Mercosul, Estância da Canção Nativa, Laçador do Canto Nativo, Bicuíra da Canção, Canto das Invernias, Galponeira de Bagé , Canto sem Fronteiras, Vigília do Canto Gaúcho, Reponte da Canção, Reculuta da Canção Crioula, Festival da Música Crioula de Santiago, Grito do Quero- Quero da Canção Nativa, Capela da Canção Nativa, Califórnia e Manoca do Canto Gaúcho.
Possui parcerias registradas com grandes nomes da nossa música entre eles : Edilberto Bérgamo, Xirú Antunes, João Sampaio, Guilherme Collares, Jari Terres, Joca Martins, Lucio Yanel, Robledo Martins, Marcelo Oliveira, Júlio Froz, Cristian Davesack, Ricardo Martins, Zeca Alves, Diogo Corrêa, Rui carlos Avila,Luis Clovis Girard, Marcio Correa, Fábio Peralta, Eduardo Soares, Zé Renato Daudt, Fabrício Harden,  Egbert Parada, Rodrigo Maia, Maykell Paiva entre outros.
Raineri destaca-se atualmente na música regional gaúcha por ser um intérprete com timbre e potencial de voz forte, diferenciado e de dicção clara, ultimamente tem conquistado espaço e admiração nos festivais onde participa. Conquistou premiações de melhor intérprete nos mais importantes festivais do sul do Brasil. Em 2009 representou o Brasil no festival “ORIJA DEL LAGO” no URUGUAI, Cursou dois anos da faculdade de música na UFPEL, Bacharelado em Canto. Além de diversas participações em CD´s de artistas gaúchos, ultimamente trabalha divulgando seu 1° CD intitulado: “Por campo e galpões”, que traz composições de sua autoria em parceria com grandes poetas e compositores do cenário musical nativista.
Algumas Conquistas:
-1°s lugares : 16° Sapecada da Canção Nativa de Lages,  3°Capela da Canção, 5° Canto das Invernias,15° e 22° Ponche Verde ,4°Bicuira da Canção; 18° Sapecada de Lages
-2°s lugares : 3° Capela da Canção, Estância da Canção de São Gabriel 2005 e 2006;
-3°s lugar: Aldeia da música do Mercosul em Gravataí, Bicuíra da Canção, Ponche Verde; II Festival da Canção Nativa SC; 17ª Sapecada de Lages; Seara; Expocanto
-Música mais popular: Galponeira, Ponche Verde, Canto da Invernias;
-Melhor intérprete: Paradouro do Minuano 2004, 2006 e 2010 18° Reculuta da Canção Crioula,18°Vigilia do Canto Gaúcho,1º Laçador do Canto Nativa; 4° Manoca , 11° Martin Fierro, 2° Levante, 3° Ronda da Canção, 22° Ponche Verde da Canção Gaúcha, 18° sapecada, 23° e 24° Comparsa
-Melhor Melodia: 22° Ponche Verde da Canção Gaúcha.18° sapecada;
Participação na Manoca do canto Gaúcho
Na Manoca participou pela primeira edição em sua 3ª edição, interpretando duas composições – “No sul do meu país e Guitarreiro. Nesta edição obteve o 1ª Lugar na composição ‘Quando o rio é um triste poeta das cheias” com letra de Xirú Antunes e música do próprio Raineri, tendo a interpretação de sua esposa Daniele Rosa. Raineri também arrematou o troféu de melhor poesia com esta composição.
Na 4ª Manoca Raineri obteve a o troféu de melhor intérprete juntamente com André Teixeira.
Na 5ª Manoca Raineri Spohr interpreta a composição “Um horizonte e outros mais”, com letra de João Stimamilio Santos e música de sua autoria. Esta composição foi a campeã desta edição do festival.


MARTIM CESAR GONÇALVES

Outro grande nome do nosso estado convidado a integrar o corpo de avaliadores da 6ª Manoca do Canto Gaúcho em suas fases Local e Nacional é o poeta Martm Cesar Gonçalves.
Natural de Jaguarão, RS, Brasil, fronteira com o Uruguai, vencedor do I concurso nacional de poesia ”Rua dos Cataventos" da Sociedade Mario Quintana de Poesia, com poema "Da terra... o mar..." e também do II concurso da mesma entidade, com o poema "Quando os índios invadiram a Europa".
Vencedor (como letrista) do III CIRIO (Canto Inter-universitário Riograndense) da cidade de Pelotas-RS, com a música "Chacarera Libertária" bem como vencedor do I Festival Nacional da Reforma Agrária, com a música "Procissão dos Retirantes" além de outras premiações paralelas em diversos outros festivais.
Autor dos livros "Poemas Ameríndios" e "Poemas do Baú do Tempo", e da peça Don Quixote de La Mancha (adaptação da obra de Miguel de Cervantes) e 'Dez Sonetos delirantes e um Quixote sem cavalo'.
Vencedor do festival Ramada de Encruzilhada do Sul com a canção 'Quem traz no olhar  uma saudade' e do I Laçador da Canção de Porto Alegre com a canção Paisano, este rio sou eu.
Co-autor dos trabalhos discográficos Caminhos de si, Maria Conceição canta Martim César e Paulo Timm e Canções de armar e desarmar.

Martim Cesar também atuará como palestrante na 1ª Manoca Poética, assim como avaliador do concurso de poesias inéditas.

Fonte: Blog da Manoca

Nenhum comentário