Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Bertolini preside Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, assumiu a presidência da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilh...

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, assumiu a presidência da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2011, tendo em sua vice-presidência o diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Cláudio Knierin.

As reuniões da Comissão tem início hoje, quarta-feira (02.03), na sede do IGTF, com a participação de integrantes da Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria Estadual da Cultura, Secretaria Estadual da Educação, Brigada Militar e Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). Para o novo presidente, o momento é de reunir as entidades participantes para começar a definir as prioridades para o desenvolvimento do evento em 2011.

Bertolini, que foi coordenador da 13ª Região Tradicionalista por 12 anos, participou desde 1990 da organização dos festejos na Região central do Estado. “Sem dúvida, essa experiência ajudará neste momento”, completa o presidente.

A Semana Farroupilha 2011 teve seu temário definido durante o 58º Congresso Tradicionalista, realizado em janeiro, na cidade de Nova Petrópolis. “Nossas raízes” destaca episódios importantes da identidade do povo gaúcho, explorando aspectos da formação sócio-cultural do gaúcho sul-rio-grandense.

O tema está dividido basicamente em 11 pontos, sendo eles: Os Jesuítas no Território Gaúcho; Terra de Ninguém (abordando a Colônia de Sacramento e o início do tropeirismo); Fundação da Província; os Açorianos e a Fundação de Porto Alegre; A época das charqueadas; Organização Administrativa da Província; Colonização – primeira fase; Revolução Farroupilha; A Defesa Nacional (tratando da Guerra do Paraguai e Guerra contra Rosas); Revolução Federalista, Colonização – segunda fase e, finalmente, Gauchismo – Culto e Prática.

A Semana Farroupilha 2011 também já tem definida a sede do acendimento da Chama Crioula, ato que inaugura oficialmente as comemorações farroupilhas no Rio Grande do Sul. Taquara, local onde há 50 anos era assinada a Carta de Princípios do MTG, será a responsável pela organização do evento.

Fonte: Portal MTG

Nenhum comentário