Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

A Sétima Arte Gaúcha

Há quanto tempo não se produz nada, cinematográfica e gauchescamente falando, aqui pelo Rio Grande? Afora Netto e o Domador de Cavalos, do b...

Há quanto tempo não se produz nada, cinematográfica e gauchescamente falando, aqui pelo Rio Grande? Afora Netto e o Domador de Cavalos, do batalhador, heróico e solitário Tabajara Ruas, muito pouco se tem produzido. Que saudades de filmes como Anahy de Las Misiones e Netto Perde Sua Alma, longas que retrataram a saga farroupilha. Dizem que o isqueiro matou o fósforo, o caminhão matou o tropeiro, a locadora matou o cinema, mas nada pode matar o filme, este registro audiovisual que entre aventuras, romances, guerras, documenta a historicidade de cada povo.

ANAHY DE LAS MISIONES



Gênero: Drama
Origem/Ano: BRA/1997
Duração: 115 min
Direção: Sérgio Silva

Elenco: Araci Esteves; Marcos Palmeira; Dira Paes; Claudio Gabriel; Fernando Pinto; Giovanna Gold; Matheus Nachtergaele; Paulo José.

Contada por gaúchos do Brasil, da Argentina e do Uruguai, a lenda diz que Anahy de las Misiones andava pelos países do Prata durante a Revolução Farroupilha à época da Guerra Cisplatina (1825-1828), Anahy (Araci) acompanhada pelo filho e por duas índias, a mestiça nascida em São Miguel das Missões (RS) cumpria seu destino, anunciado por um pajé quando ainda era uma menina: lutar pela sobrevivência. Vagando pelo Rio Grande no rastro das escaramuças entre farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do Império), com uma velha carroça, recolhia os pertences de soldados mortos e vendia-os para ambos os lados, sem se envolver no conflito. Ingenuamente, acreditava que, por não se envolver com nenhum lado, a tragédia da guerra não afetaria sua vida, um erro que a levará ao encontro de um obstáculo além de sua determinação.

Distribuição em Vídeo: Europa Filmes

Premiações:

Festival de Cinema de Brasília.
Venceu nas categorias de melhor filme, melhor cenografia, melhor roteiro, melhor atriz (Araci Esteves), melhor ator (Marcos Palmeira) e melhor atriz coadjuvante (Dira Paes).

Festival de Cinema Brasileiro de Miami 1998
Venceu na categoria de melhor fotografia.

Festival de Cinema do Recife 1998
Venceu nas categorias de melhor atriz (Araci Esteves) e melhor roteiro.

Troféu APCA 1998
Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Dira Paes).

Festival de Cinema de Bogotá 1999
Indicado na categoria de melhor filme.

NETTO PERDE SUA ALMA



História de lutas, amor, aventura e liberdade, o filme, baseado no livro homônimo do escritor e jornalista Tabajara Ruas, recria a complexa personalidade do general Netto, protagonista central de dois episódios-chaves da história brasileira - a Revolução Farroupilha (1835-1845) e a Guerra do Paraguai (1861-1866) - comandando a sua cavalaria de gaúchos e lanceiros negros.

Embora não tivesse um perfil claramente definido como republicano, Netto era favorável às chamadas liberdades civis. Era contra a escravidão e nunca deixou de exercer sua liderança política.

Apesar de tantas batalhas, o guerreiro, com porte de herói galante, encontrou tempo para casar, ter duas filhas e cuidar de sua estância em Piedra Sola, distrito de Tacuarembó, no Uruguai.

O conflito do personagem com sua própria consciência, rememorando o período da República Rio-Grandense, proclamada por ele em 1836, após o combate do Seival, a derrota, o exílio e a solidão, são enfoques importantes do enredo que se passa no século XIX.

Antônio de Souza Netto, general brasileiro, é ferido durante a Guerra do Paraguai (1861-1866) e recolhido ao Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. No hospital, o general percebe que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Um paciente, o capitão de los Santos, acusa o cirurgião de amputar suas pernas sem necessidade. Nessa mesma noite, Netto recebe a visita de um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo.

Rememoram o passado comum durante rebelião republicana no sul do Brasil, conhecida como Guerra dos Farrapos (1835-1845). É quando conhecem Milonga, jovem escravo que se alista no Corpo de Lanceiros Negros, sob o comando de Caldeira.

Rememoram também a Proclamação da República Riograndense e a revolta dos soldados negros, após a guerra, quando acontece um trágico encontro entre Netto, Caldeira e o jovem Milonga.

Netto recorda no exílio em Piedra Sola, no Uruguai, onde viveu na solidão e em convívio com os fantasmas do passado, e a descoberta do amor, já maduro, com Maria Escayola. Ms outra guerra se aproxima, a Guerra do Paraguai.

Agora Netto jaz na cama do hospital, com mais um desafio: vingar o capitão de los Santos. É isso que ele explica a Caldeira. Mas Caldeira tem uma surpresa: também precisa matar um homem. E assim, os dois veteranos soldados, unidos por um terrível segredo, caminham lado a lado para o último desafio daquela noite de surpreendentes revelações.

Direção: BETO SOUZA e TABAJARA RUAS
Produtores: BETO SOUZA, TABAJARA RUAS, ESDRAS RUBIM
Produtora: PIEDRA SOLA PRODUÇÕES
Produção Executiva: BETO SOUZA, TABAJARA RUAS, MARCELO BACCHIN

Fonte: Blog Léo Ribeiro e Chasque Pampeano

Nenhum comentário