Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Comemoração relembra Tratado do Poncho Verde

Para comemorar a assinatura do Tratado do Poncho Verde, acordo que pôs fim à Revolução Farroupilha, a Associação Tradicionalista de Santa Cr...

Para comemorar a assinatura do Tratado do Poncho Verde, acordo que pôs fim à Revolução Farroupilha, a Associação Tradicionalista de Santa Cruz do Sul (ATS) promove no sábado e no domingo a Semana da Paz. O evento, já tradicional no calendário da entidade, conta com um diferencial em 2011: uma missa crioula campal vai integrar a programação de encerramento.

A movimentação começa às 9 horas do próximo sábado, com distribuição de fitinhas brancas com mensagens de paz na Praça Getúlio Vargas. A mobilização se estende até o meio-dia e terá a presença de entidades tradicionalistas de Santa Cruz e de prendas e peões farroupilhas. Mas o ponto alto da programação acontece no domingo. Às 17 horas, invernadas campeiras da cidade participarão da Cavalgada da Paz. Os cavaleiros iniciarão o trajeto na frente do Parque da Oktoberfest e desfilarão pelas ruas centrais. A chegada no pátio do Clube dos Subtenentes e Sargentos (DTG José Altivo dos Santos) está prevista para as 18 horas. No local, será realizada a missa, seguida de mateada, apresentações artísticas e um jantar com arroz de carreteiro.

Conforme o presidente da ATS, Cláudio Roberto Mariani, mais do que comemorar o término da Revolução Farroupilha, a Semana da Paz é uma forma de unir os tradicionalistas para momentos de cultura e lazer. “Para quem ainda não faz parte do movimento, é uma chance de conhecer.”

Saiba mais

Também chamado de Convenção de Poncho Verde ou Paz de Poncho Verde, o acordo marcou o término da Revolução Farroupilha e da República Rio-Grandense. Embora existam controvérsias, 1º de março de 1845 – quando foi anunciada a paz – é considerada a data da assinatura do. Depois, o território voltou a fazer parte do Império do Brasil. O nome Poncho Verde é alusivo às campinas verdes, lugar que hoje tem como sede o município de Dom Pedrito.

Autor: Roseane Bianca Ferreira
Fonte: Ag. Assmann/Janaína Zilio - Gazeta do Sul

Nenhum comentário