Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coluna Tradição e Cultura - Jornal A Semana

TRADIÇÃO & CULTURA Alvorada – Capital da Solidariedade O FLÁVIO PRECISA DA TUA AJUDA E É AGORA Bueno! Pois o chirú Flávio, que se re...

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


O FLÁVIO PRECISA DA TUA AJUDA E É AGORA

Bueno! Pois o chirú Flávio, que se realiza quando pisa num tabla-do pra dançar as danças tradicionais, foi integrante da invernada chirú do CTG Amaranto Pereira, mas nunca abandonou este CTG, mas agora ele está muito doente. E a solidariedade humana, comum entre os tradicionalistas, faz com que te convidemos para participares nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, de um grande jantar campeiro beneficente no galpão do CTG Amaranto Pereira. Nesta noite tu também podes participar (se a tua situação financeira permitir...), de uma arrecadação de dinheiro que integralmente será doado para o Flávio. Portanto, participe, pois o CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520 no Jardim Algarve. Contato com o patrão Giovane pelo fone 051.9149.4977.

MAIS UMA EDIÇÃO DO MAIOR CONCURSO DO RS

Bueno! Não é a Ciranda Cultural de Prendas fase regional e nem a fase estadual. É o concurso integrado de peões e prendas que é realizado em nosso município, que no ano passado teve 93 candidatos (peões e prendas de todas em todas as categorias).

Não existe no Rio Grande um concurso realizado com tantos candidatos, com a participação de TODOS os CTGs, e que culmina com a realização do grande baile de integração e troca de faixas. Eis a programação: dia 21 – sábado, no galpão do CTG Amanhecer na Querência, serão realizadas as provas artística e oral. No domingo, dia 22, no galpão do CTG Tradição será realizada a mostra folclórica. E o grande baile de integração e colocação das faixas e crachás, será realizado no dia 29 de agosto, no galpão do CTG Amaranto Pereira, e que terá a animação do Grupo Marca de Campo. Valor do ingresso será de R$ 10,00, com jantar campeiro opcional. Informações no TEU CTG ou então com o subcoordenador Giovani pelo fone 051.9149.4977. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves e a Academia de Danças Gaúchas Alma Crioula, capitaneada pelos instrutores Marcelo Otto e Cláudia, boleiam a perna e te convida para participar no dia 21 de agosto do grande baile da linguiça e de formatura de danças de fandango avançado “roçando as virias”. A animação será por conta do Eco do Minuano e Bonitinho. Ingressos antecipados a R$ 15,00 por pessoa. Contatos e ingressos pelos fones 051.9853.6770 ou 3442.3260. Contato com os instrutores pelos fones 051.3442.3260 ou 9853.6770 ou pelo chasque eletrônico marcelo.otto@brturbo.com.br. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada.

CHARLAS DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! A passos largos estamos nos aproximando dos festejos da Semana Farroupilha em todo o Rio Grande. E em Alvorada não é diferente. A próxima charla da Subcoordenadoria acontecerá no dia 30 de agosto no galpão do CTG Sentinelas do Pago. E a charla seguinte será no dia 6 de setembro, no galpão do CTG Amaranto Pereira. A pauta destas duas charlas será o desfile farroupilha, pois, em termos de programação (rondas, acampamento na praça central e busca da Chama Crioula), está tudo muito bem alinhavado. Contatos com o Subcoordenador Giovano pelo fone 051.9149.4977.

CHAMA CRIOULA ARDE EM ITAQUI

Bueno! Desde o último sábado (14), Itaqui está guardando a Chama Crioula que foi acesa com a presença de mais de dois mil tradicionalistas do Rio Grande, bem como do Grupamento de Granadeiros de La Cruz, da província de Corrientes e uma representação indígena, que simbolizou a integração cultural dos povos latinos. O evento foi marcante com uma homenagem ao Grupo dos Oito (que são os fundadores do tradicionalismo organizado), por João Sampaio, com a pajada “Os Oito de Ouro”.

A Chama foi acesa pelo patrono da Semana Farroupilha deste ano, o tradicionalista Rodi Pedro Borghetti e pela viúva de Orlando Degrazzia, um dos integrantes do Grupo dos Oito, Senhora Clori Degrazzia. E após a solenidade, que teve a participação de cerca de 600 cavaleiros, que representaram as 30 RTs do nosso Rio Grande, iniciaram o trajeto a pata de cavalo para levar a centelha para os festejos em suas regiões, cidades e entidades tradicionalistas, entre as quais, estava o piquete da 1ª RT, onde participam três integrantes da nossa cidade, mais precisamente do CTG Bento Gonçalves da Silva.

Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário