Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Rodi Borghetti será o patrono dos farroupilhas

Primeira atividade na função será o acendimento da Chama Crioula, em 14 de agosto, em Itaqui São mais de quatro décadas que Rodi Pedro Borgh...

Primeira atividade na função será o acendimento da Chama Crioula, em 14 de agosto, em Itaqui

São mais de quatro décadas que Rodi Pedro Borghetti, 78 anos, dedica ao tradicionalismo. Ontem, de surpresa, no Recanto do Borghetti, em Barra do Ribeiro, ele soube que havia sido escolhido para ser o patrono da Semana Farroupilha 2010, em setembro.

De participante do 35 CTG, na década de 1960, chegou a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O pai de Marcos Borghetti e do músico Renato Borghetti confessa que gosta muito de andar a cavalo, hábito que leva adiante também como subcomandante dos Cavaleiros da Paz, confraria que realiza cavalgadas internacionais desde 1990.

"Ser patrono me honra muito"

Rodi Borghetti, patrono da Semana Farroupilha 2010

Zero Hora – Como o senhor recebeu a indicação para ser patrono da Semana Farroupilha?
Rodi Pedro Borghetti – De certa forma, com surpresa. Mas, por outro lado, certamente é pelo reconhecimento por todo o trabalho que venho prestando ao tradicionalismo nos últimos anos. Minha vivência com o tradicionalismo gaúcho é muito grande. Já fui patrão do 35 CTG por seis vezes. Já fui presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho por duas vezes. Já fui diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore por oito anos, na gestão do Pedro Simon e do Antônio Britto. Então, tenho uma larga folha de serviços prestados ao tradicionalismo. Ser patrono me honra muito.

ZH – Qual o papel do patrono?
Borghetti – Pretendo acompanhar os eventos especiais da Semana Farroupilha. Agora, já tenho o acendimento da Chama Crioula (em 14 de agosto, em Itaqui). Como fui pego de surpresa, não tenho a programação toda, mas eu pretendo estar nos principais eventos da semana.

ZH – Não tinha nem ideia de que seria convidado?
Borghetti – Alguém até tinha soprado que meu nome era cogitado, mas não esperava. Aí tive a confirmação. Tive a honra de receber toda a comissão organizadora da Semana Farroupilha, e o pessoal disse que me elegeram por unanimidade.

ZH – O senhor acha que o tradicionalismo segue forte aqui no Estado?
Borghetti – Segue muito forte. A gente, que está vivendo ele no dia a dia, vê a adesão das crianças e dos jovens no tradicionalismo gaúcho, o que demonstra uma continuidade muito sadia.

Informações do jornal Zero Hora.
Colaboração: Hilton Araldi

Nenhum comentário