Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Semana Farroupiha de Canela

A Semana Farroupilha de Canela 2009 encerrou no domingo (20), Dia do Gaúcho, uma semana inteira de atividades em comemoração ao período mais...

A Semana Farroupilha de Canela 2009 encerrou no domingo (20), Dia do Gaúcho, uma semana inteira de atividades em comemoração ao período mais importante da história, da cultura e da tradição do Rio Grande do Sul.

O último dia festivo começou pela manha, quando a Catedral de Pedra, no Centro, concentrou gaúchos e gaúchas para a missa crioula, com a liturgia feita à moda tradicionalista a partir da participação de membros do CTG Querência.

À tarde, o tempo bom favoreceu os cavalarianos que participaram do Desfile Cívico de 20 de Setembro, cujo tema foi Os Farroupilhas e suas Façanhas. O percurso saiu da sede social da entidade tradicionalista serrana e ganhou as principais ruas de Canela, reunindo dezenas de tradicionalistas.

Por fim, a Domingueira Farroupilha, no Parque do Saiqui, contou com o grupo Os Monarcas, que embalou os participantes ao som de sucessos como O Vento, Vaneira Grossa e Sistema Antigo. Durante o evento, também ocorreu a formatura do curso de danças gaúchas de salão coordenado pelo tradicionalista e instrutor Márcio Cavalli.

Extinção da Chama Crioula

O último momento aconteceu após a participação de Os Monarcas, com o cerimonial de extinção da Chama Crioula. Participaram os coordenadores do evento – o patrão Claudio Heidrich e a patroa Ana Juchem e o casal-diretor da Invernada Cultural do CTG Querência, Simone e Fabiano dos Santos. Além deles, o prefeito de Canela Constantino Orsolin, o secretário de Turismo de Canela Ditmar Bellman, a presidenta da Câmara de Vereadores Noeli Stopassola Soares e o guardião da Chama deste ano, Jorge Larri Michaelsen.

Na ocasião, foi entregue o prêmio ao quinteto vencedor do Torneio de Laço (rafael Zanatta, Jonas Oliveira, Valdemar Vargas, Junior Oliveira e Volmar Dutra). Por último, a coordenação revelou o guardião da Chama Crioula para 2010: o casal Marlene e Arnaldo Tramontin. “Foi um evento grandioso, que contou com a ajuda de muita gente. Estamos contentes e sabemos que a nossa Semana Farroupilha é uma das maiores do Estado, e por isso a responsabilidade é grande”, disse o patrão Claudio Heidrich.

Informações do Blog do MTG.

Nenhum comentário