Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Desfile noturno conquista turistas

Se depender da empolgação de turistas que assistiram ao primeiro desfile temático noturno das comemorações farroupilhas em Porto Alegre, a p...

Se depender da empolgação de turistas que assistiram ao primeiro desfile temático noturno das comemorações farroupilhas em Porto Alegre, a programação tem tudo para se converter em atração nacional. Embora fossem minoria, no sábado, visitantes de outros Estados também se emocionaram com as façanhas apresentadas na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

A performance dos mais de 800 figurantes que encenaram momentos marcantes da Revolução Farroupilha, em oito carros alegóricos, foi elogiada pela comentarista de Carnaval da Rede Globo Maria Augusta Rodrigues, do Rio de Janeiro. Acostumada a julgar escolas de samba na Sapucaí, apreciou a representação da epopeia farroupilha, que ganhou realismo com tiros de festim, simulações de combate, trajes de época e carretas de bois.

- Achei bem explicada a história, que eu não conhecia, e os carros estavam muito bem desenvolvidos. Para os próximos anos, só precisaria de um ajuste na harmonia, para ficar mais compacto, mas pode se transformar em uma atração nacional - atestou ela, que assistiu ao desfile a convite de carnavalescos que participaram da confecção dos carros alegóricos.

Entre os mais entusiasmados, estava um grupo de 12 baianos que viajou ao Rio Grande do Sul exclusivamente para os festejos farroupilhas. Oriundos de nove agências de turismo da Bahia, eles ficaram impressionados.

- Se percebe que há uma participação efetiva do povo gaúcho, dá para sentir a cultura, é emocionante- disse a baiana Ludmila Machado, 23 anos.

Gravando tudo em vídeo, os pernambucanos Maria Cristina de Lia Bezerra e Enaldo Silva, que moram em Porto Alegre, planejam exibir as façanhas farroupilhas na Bienal Internacional do Livro em Pernambuco.

Informações Jornal Zero Hora e Chasque Pampeano.

Nenhum comentário