Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Regulamento da 7ª Vertente da Canção Nativa em Piratini

A Vertente da Canção Nativa teve sua primeira realização em 1987 quando as grandes composições apresentadas já sinalizavam o nascimento de u...

A Vertente da Canção Nativa teve sua primeira realização em 1987 quando as grandes composições apresentadas já sinalizavam o nascimento de um grandioso festival a enriquecer o calendário de eventos do município de Piratini e do Rio Grande do Sul.

A segunda edição, em 1988, igualmente grandiosa, teve a felicidade de revelar o então desconhecido LUIZ MARENCO como um promissor artista, premiando-o como MELHOR INTÉRPRETE e vencedor com a música CANTO BAGUAL, em parceria com SÉRGIO CARVALHO PEREIRA. Até hoje, MARENCO reverencia a Vertente como sua estréia no mundo artístico.

A terceira Vertente, em 1989, também com excelente qualidade, parecia solidificar a história de um verdadeiro movimento musical a partir de Piratini – primeira e última Capital Farroupilha.

No entanto, a partir desse ano, passou, infelizmente, a sofrer interrupções em suas realizações: 1994,1996 e 2002. Mas pela riqueza de suas canções gravadas de modo indelével em tantas memórias, o povo gaúcho ainda pergunta pela Vertente...

Além de ter servido de palco para tantos nomes consagrados como CÉSAR PASSARINHO, JOSÉ CLÁUDIO MACHADO, TELMO DE LIMA FREITAS, JOÃO DE ALMEIDA NETO, DÉLCIO TAVARES, destacou vários artistas locais, principalmente, DOIS que definiram suas vidas a partir da Vertente: CRISTIANO QUEVEDO e ROBERTO LUÇARDO.

Dentre o conjunto das músicas apresentadas nas seis edições, vislumbra-se o espírito telúrico do povo rio-grandense nas suas mais variadas manifestações por meio de obras que destacam o papel dos Farroupilhas no decênio 1835-1845, o papel do homem campeiro, os anseios da mulher gaúcha, o rico patrimônio histórico de Piratini.

Por isso, resgatar a VERTENTE DA CANÇÃO NATIVA é revitalizar a história de nossa gente e a criatividade de nossos artistas.

A idéia de realizá-la dentro da programação da SEMANA FARROUPILHA é justamente para tornar viável sua realização. Ou seja, toda a estrutura material e humana já utilizada para o evento tradicionalista servirá para revitalizar esse grande festival que engrandecerá o calendário de eventos do Município e do Estado.


Baixe o Regulamento do festival, clicando aqui.


Cleder Castro Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura ,Desporto e Turismo

Fone (53) 99769028 (53) 91168393
email-cledercas@gmail.com
msn-clederpiratini@hotmail.com
Piratini-RS

Nenhum comentário